sábado, 28 de dezembro de 2024

BODAS DE OURO

 

***

#50tou

#Cinquentou


Cinquenta anos, meio século, seiscentos meses, 12 anos bissextos, 18.274 dias, 438.576 horas, 26.314.560 minutos, 1.578.873.600 segundos. E continuamos contando.



Dizem que para um relacionamento durar tanto tempo se deve ao amor, é amar além dos erros, além das discussões e além dos esquecimentos: esquecer a toalha molhada em cima da cama, esquecer a meia dentro do sapato, esquecer de comprar o macarrão pro almoço, esquecer de tomar os remédios, esquecer que a louça não se lava sozinha, esquecer que a casa não tem um botão auto-limpante, esquecer que a poeira não se dissipa sozinha, sem passar um pano, esquecer que hoje é feriado e devia ter ido ontem no mercado. Além de esquecer que o celular também é um telefone, e que ligar é melhor do que mandar mensagem. E de certa forma, eles estão corretos, mas não é somente isso.



Dizem que para um relacionamento durar tanto tempo se deve à cumplicidade, ao companheirismo, à solidariedade entre o casal. Ajudar quando um cai, estender a mão pro outro se levantar, para continuarem caminhando lado a lado, sem querer ser maior e nem menor do que o outro, mais iguais, na mesma medida, na mesma direção. Porque um casal que não olha para a mesma direção, inevitavelmente, em algum momento, se perde no caminho. E de certa forma, eles estão corretos, mas não é somente isso.



Dizem que para um relacionamento durar tanto tempo é conhecer a pessoa como a palma da mão, quando está feliz, quando está triste, quando está nervoso, quando está cansado, quando está doente, quando está irritado, quando está com fome, quando está com sono, enfim. É conhecer tudo que o outro gosta e do que não gosta, mas é também se surpreender com novas atitudes e ações inesperadas. E de certa forma, eles estão corretos, mas não é somente isso.



Dizem que para um relacionamento durar tanto tempo é por causa da reciprocidade, é amar e ser amado, ter mil histórias pra contar, histórias de superação, histórias de suspense, histórias tristes, histórias engraçadas, histórias de terror, histórias de amor, com direito a romance e final feliz. E de certa forma, eles estão corretos, mas não é somente isso.



Dizem que para um relacionamento durar tanto tempo é porque é bíblico, é sagrado, é se tornar uma só carne, mas que não significa perderem sua identidade, perderem sua essência, ou se misturarem tanto no outro, que não vão saber quem é quem, nada disso. Porque ninguém é metade do outro, isso só é bonito em canções e em poesias, na realidade, somos seres completos, somos inteiros, e se não nos entregamos por inteiro para o outro, não estamos sendo verdadeiros. E de certa forma, eles estão corretos, mas não é somente isso.



Dizem que para um relacionamento durar tanto tempo é porque "sim", porque disseram sim um para o outro, disseram sim para a vida conjugal, disseram sim aos filhos, disseram sim a fidelidade, disseram sim ao amor, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, por todos os dias da vida, até que a morte vos separe. Mas a morte não separa o que DEUS uniu. E este aí é o grande "x" da questão, o que DEUS uniu? DEUS não une o que nunca existiu, ELE apenas vem confirmar o que já está dentro de nós, porque não escolhemos a quem amar, o amor é quem nos escolheu.



Pai e mãe

Amo vocês!

Feliz Bodas!


PaZeLuZ 

#tinhoaires


***


terça-feira, 3 de dezembro de 2024

SENNA: A Série


 ***


A minissérie conta a trajetória de Ayrton Senna da Silva, um dos maiores ícones do automobilismo brasileiro, abordando sua carreira profissional nas pistas, desde o seu primeiro carro à sua fama mundial, seus relacionamentos familiares, seus relacionamentos amorosos, até o seu falecimento em 1º de maio de 1994 em um trágico acidente durante uma corrida em Ímola, comunidade da Bolonha (Itália), durante o Grande Prêmio de San Marino.



Para quem já era fã, é como se alguém muito querido viesse novamente te dar um abraço acalorado, para quem não o conhecia, ou nem era nascido, é uma excelente porta de entrada pra conhecer este que sem dúvida nenhuma é o maior corredor de automobilismo da história. Mesmo tendo apenas 3 títulos mundiais em sua modalidade.



Sua perseverança e vontade de vencer inspirou e ainda inspira muitas crianças e jovens, e também adultos de todas as idades, que acordavam cedo todo domingo (ou iam dormir tarde quando era o GP do Japão), só para vê-lo correr.



Meu primeiro contato com o nome Ayrton Senna foi ainda em 1984, quando eu estava vendo em meu pequeno televisor Philco preto e branco, ele dirigindo seu Toleman branco. Foi um momento inesquecível. E de lá pra cá, não perdia uma corrida sequer. 



Eu nunca fui muito de assistir jogos de futebol, mas assistir as corridas do Ayrton, fez meu pai e eu nos aproximarmos, porque na mesma época, eu ganhei meu primeiro vídeo-game, um Atari genérico da CCE, com ele veio mais 3 jogos: Pac-Man (Come-Come), Keystone Kapers (Pega-Ladrão) e Enduro (Corrida de Carro).




Ver aquele cara correndo, acelerando em cada curva, um brasileiro assim como eu, que levava toda uma nação dentro de seu cockpit, fez um garotinho magricela acreditar que tudo é possível. Ele deu a este país a esperança que muitos estavam começando a perder, por conta das coisas que aconteceram, e que infelizmente continuam acontecendo até hoje.



O que diferenciava Ayrton dos demais competidores era sua audácia e ousadia dentro (e fora) da pista. Principalmente quando chovia, enquanto muitos pilotos pisavam no freio, para manter a instabilidade do carro, ele acelerava cada vez mais e mais, chegando muitas vezes a dar uma volta de vantagem em seus adversários.



Talvez esta seja a frase q mais define a importância de Ayrton Senna da Silva, ou melhor, Ayrton Senna do Brasil, que diz: Ele não morreu, está apenas uma volta de vantagem sobre cada um de nós.



A série é realmente espetacular, ambientação, trilha sonora, fotografia, atuações, só tenho dois únicos pontos negativos: 

1º) Não terem explorado a rivalidade entre Senna com Mansell e Piquet. Não que eu não tenha gostado do Prost, mas sinto que faltou também estes momentos. Assim como senti falta de momentos marcantes como "A Volta Dos Deuses" e quando durantes o treino do GP da Bélgica, em 1992, Senna abandonou sua McLaren para salvar a vida de Erik Comas, que havia batido forte, ficando inconsciente e com o pé no acelerador, o que poderia causar uma explosão. Mostrando que além de ser um campeão, era também um herói.



2º) Tentarem apagar novamente a existência da Galisteu da vida do Senna, como fizeram desde seu funeral, onde a Xuxa se tornou pela família e pela mídia a "viúva" oficial, quando nós sabemos que a verdade era bem diferente. Na série deram ao relacionamento de Senna e Xuxa um episódio inteiro (ep.4), já com a Galisteu foi reduzido em duas cenas, que somadas não dão nem 3 minutos de tela.



Exemplo prático com desenho: Você tem 2 anos de idade, sua mãe apenas vive com o seu pai, mas eles não são casados. Aí o seu pai acaba falecendo. Nisso, uma ex-namorada do seu pai, com quem ele se relacionou 3 anos antes de você nascer, se torna pela sociedade e pela família de seu pai, a viúva oficial, e não a sua mãe. Viu que impressionante?  Viu como algo errado não está certo?


Direção: Vicente Amorim e Júlia Rezende

Roteiro: Gustavo Bragança.

Produção: Gullane Entretenimento

Elenco: Gabriel Leone, Susana Ribeiro, Marco Ricca e Matt Mella.

Ano: 2024

Disponível: Netflix 

Nota: 5/5



Ayrton Senna do Brasil!!


PaZeLuZ


#tinhoaires


***