sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

ANO NOVO


 ***

Chegou o último dia do ano, estamos há poucas horas de um novo ano. E olhando para trás veremos que tivemos dias nublados, dias de chuva, dias de sol e dias em que o arco-íris se fez presente.

Foram ao todo 12 meses, 365 dias, 8760 horas, vencemos algumas batalhas e perdemos também, mas isso significa que não fugimos a luta.

Nascemos para viver em constantes batalhas, dizem que o nascer já foi a nossa primeira grande batalha, e se pararmos para pensar, realmente o é. Assim como também acordar, levantar e seguir em frente, mas será que somos gratos por vencermos estas pequenas batalhas? Será que realmente agradecemos?

Pessoas gostam de fazer listas, metas, até promessas, mas agora que chegamos aqui, será que somos capazes de responder estas simples questões:

- Quantas pessoas fizemos chorar e quantas fizemos sorrir?

- Quantas pessoas ajudamos e quantas deixamos de ajudar?

- Quantas histórias contamos e quantas conseguimos ouvir?

- Quantos passeios fizemos e quantos deixamos de fazer?

- Quantos livros lemos e quantos deixamos de ler?

- Quantos conselhos aprendemos e quantos deixamos de seguir?

São perguntas bobas, eu sei, mas muitas delas já sabemos a resposta de cor, sabe "por que?", porque sempre deixamos para amanhã. Amanhã eu leio, amanhã eu ligo, amanhã eu passo aí, amanhã eu vou na academia, amanhã eu começo a dieta, amanhã eu levanto mais cedo, amanhã eu ajudo, amanhã eu aprendo a cozinhar, amanhã eu me desculpo, amanhã eu agradeço, amanhã eu digo que amo, amanhã, amanhã... Amanhã...

Mas infelizmente, somos instante, e num instante, somos nada. Seremos uma lembrança, só um pensamento, seremos letras escritas por nós que alguém resolveu guardar, seremos um pedaço de pano que ficou numa gaveta. 

Por isso, que a canção diz: "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há". E realmente não há amanhã, o passado não voltará, e o futuro ninguém irá saber, então cuide apenas do está no meio entre eles, pois não é a toa que ele é chamado de presente.

Sejamos alguém melhor, a começar por hoje.


Feliz Ano Novo
PaZeLuZ
#tinhoaires


***