terça-feira, 27 de maio de 2014

MINHA PRIMEIRA VERSÃO

A primeira versão a gente nunca esquece... Mesmo que sejam aquelas que fogem do contexto da música original. 

Na verdade tem aquelas versões que fazemos na brincadeira, satirizando as versões originais. A minha primeira sátira é da música da banda inglesa Queen. (em breve abrirei um tópico só sobre sátiras).

Mas falando sério agora, a primeira versão que fiz foi de uma canção japonesa do filme Street Fighter II movie, chamada Kitsusuki Nagara Atsukunare da banda Alpha Lyla. (vídeo abaixo):



A minha versão foi feita pensando na amizade entre os dois personagens principais do jogo (Ryu e Ken), pois quando esta música tocou no filme, mostrou cenas do treino dos dois personagens ainda jovens. Então, partindo deste principio eu escrevi A CANÇÃO DA AMIZADE.



Não sei se minha versão tem alguma coisa a ver com a original japonesa, mas como eu disse, eu pensei somente na amizade e os laços que ela une pessoas tão diferentes.


Certa vez eu ouvi uma versão de uma música chamada DE VOLTA PRO AMOR da banda Yahoo e a cantora Olivia Heringer. (Vídeo abaixo) E me fez mudar o meu modo de compor versões, tentando me aproximar ao máximo da música original:






A original é a americana WAY BACK INTO LOVE gravada pela atriz e cantora Haley Bennett e do ator Hugh Grant. (vídeo abaixo):



#tinhoaires


domingo, 25 de maio de 2014

A MÃO DO ADEUS


***

Esta foi a minha primeira música, quando a compus chamava-se JOYCE (mas não é referencia a nenhuma garota que eu conhecia), eu escrevi durante a época de escola, era para ela ter sido usada em uma peça durante a semana cultural da escola Almirante Custódio José de Mello.


O cara de boné vermelho sou eu (Semana Cultural - Almirante)


A letra era bem simples e curta, por causa do tempo da peça. Mas de última hora, mudaram a peça e a música foi engavetada.

Mas aquela melodia continuou em minha cabeça durante muito tempo, e um dia, o meu amigo Wilson (não a bola do Tom Hanks) estava muito triste e resolveu se desabafar comigo. Acontece que naquele fim de semana ele havia perdido uma amiga num acidente de ônibus, e ele se sentia horrível por não ter contado que era apaixonado por ela.


meus companheiros inseparáveis: caneta, papel e violão (e um dicionário de inglês)

Então ele me disse: Sabe o que mais dói? Quando ela levantou a mão, se despediu e foi embora (...) pra nunca mais voltar.


foto da época:

Duzão Silva, Cao Ferreira, Ton Soares e eu

Quando voltei pra casa naquele dia, eu mergulhei, literalmente, entrei de cabeça naquela frase. E então compus A MÃO DO ADEUS.


vídeo com legendas


trecho da música

PaZeLuZ
#tinhoaires