sexta-feira, 1 de maio de 2015

AYRTON SENNA


*****

Eu sou suspeito em falar deste grande ídolo, não somente meu, mas também internacional.



Assim como muitas pessoas, eu sofri demais com sua partida, afinal, o acompanhei desde sua primeira vitória pela F1 em Portugal, debaixo de muita chuva, o que fez muitos pilotos experientes abandonarem a prova, mas ele era diferente, na chuva, ele voava. Chegando a colocar uma volta de vantagem sobre o terceiro colocado.

Quando Senna saiu de cena, com perdão do trocadilho, deixou um vazio imensurável, não só na F1, mas também no coração de tantos brasileiros que aprenderam a admirá-lo.


Ele mostrava a cada corrida, a cada volta, sempre mais um segundo de coragem e principalmente de superação.

Digam o que quiserem, mas para mim Senna, antes de ser somente um campeão, ele é o maior campeão de todos os tempos, mesmo Schumacher sendo heptacampeão. E digo sem medo nenhum de errar, que Schumacher só teve todos estes títulos, porque não tinha Ayrton pra competir.


O cara era tão genial e único, que ainda não vi, nenhum piloto fazer o que ele fez no GP Brasil em 91, completar a corrida com apenas uma marcha funcionando.

Ele nos mostrou não somente como se superar sempre, mas a como sermos mais humanos, em vida, quando salvou a vida de um outro piloto, e com sua morte, com suas doações que fizera para ajudar crianças carentes, o que depois deu início ao seu Instituto.




Depois sua morte, eu deixei de acompanhar não só a F1, mas também o futebol.


Aqui quero deixar claro que esta é "a minha opinião", não estou afirmando que seja verdadeira, mas achei "muito estranho" em 1994, quase um mês e meio depois de sua morte em Imola no GP de San Marino, a seleção brasileira ser tetra-campeã mundial, justamente, em cima da Itália, depois de um pênalti, pra lá duvidoso, de Roberto Baggio (?)


Bom, opiniões à parte, eu me lembro com carinho, respeito, admiração e muito amor de suas façanhas, trajetória que compõem a sua história e sua humanidade.


Obrigado, Ayrton! Obrigado por nos encantar, fazer torcer e vibrar junto contigo a cada Grande Prêmio.


Obrigado por mostrar a cada um de nós do que um guerreiro é feito.


Pois é muito bom vencer, mas não teria valia alguma, sem antes perder algumas batalhas para se levantar e tentar novamente.


Obrigado, Ayrton Senna,  mas não somente o DA SILVA,  mas DO BRASIL. Que elevou o nosso país ao patamar que merecia entre todas as nações.


'A IMORTALIDADE ESTÁ ONDE GUARDAMOS O QUE É ESSENCIAL'.

#tinhoaires


*****